domingo, 18 de setembro de 2016

No Mundial de Futsal da Colômbia de 2016 - Brasil goleia Moçambique, e Falcão se torna o maior artilheiro em Mundiais





Carlos Augusto





Falcão tenta a sua lambreta característica diante do goleiro Nelson (Foto: EFE)
A goleada protocolar do Brasil por 15 a 3 sobre Moçambique, que fechou a participação na fase de grupos da Copa do Mundo de futsal, teve seu ponto alto nos pés do seu expoente. Falcão marcou três gols no confronto em Cáli, na Colômbia, e se tornou o artilheiro da história da competição, com 45, superando Manoel Tobias, que tem 43. Com o resultado, o Brasil confirmou a primeira colocação do Grupo D e pegará um dos quatro melhores terceiros colocados nas oitavas de final da competição. Moçambique terminou sua participação com três derrotas em três jogos. A Ucrânia venceu por 3 a 1 Austrália e ficou com a segunda posição, podendo enfrentar Argentina, Cazaquistão ou Costa Rica na próxima fase.

Jogadores do Brasil comemoram a goleada
 sobre Moçambique (Foto: EFE)
Assim como já havia acontecido nas vitórias sobre Ucrânia e Austrália, Rodrigo foi mais uma vez o responsável por abrir o placar para a seleção brasileira. O gol saiu com apenas 44 segundos. Com menos de dois minutos jogados, Xuxa aumentou para 2 a 0 e acabou rapidamente com qualquer vã esperança de Moçambique em quadra. Rodrigo e Xuxa marcaram mais uma vez cada um no primeiro tempo. Dieguinho fez dois em sequência, e o Brasil conseguiu abrir 6 a 0.

Moçambique, então, ganhou de presente um pênalti marcado de forma equivocada pela arbitragem, que viu toque de mão de Dyego, quando na verdade a bola pegou no seu rosto. Mario bateu e superou o goleiro Guitta, que entrou no lugar do titular Tiago para tentar a defesa. O Brasil não se importou. Jackson e Fernandinho também balançaram a rede, e a seleção brasileira fechou o primeiro tempo vencendo por 8 a 1.

No segundo tempo, diante da fragilidade do rival e da vantagem no placar o técnico Serginho optou por dar ritmo ao goleiro Guitta, que em alguns momentos atuou bem adiantado. O Brasil teve mais dificuldade para fazer gols. Desta vez, o primeiro saiu apenas depois de oito minutos jogados, com Bateria. Logo na sequência, Ari aumentou para 10 a 1.

Ricardinho e Ari disputam a bola no confronto realizado em Cáli (Foto: EFE)
Moçambique fez mais um, com Magu, em boa troca de passes. Foi a primeira vez que o Brasil sofreu dois gols em um jogo nesta edição da Copa do Mundo. Serginho, então, tirou Guitta e colocou Gian, terceiro goleiro em quadra, para fazer sua estreia na competição. O Brasil voltou a marcar com Fernandinho e Ari.

Falcão seguiu em busca do recorde. A 5m16 do fim, o goleiro Nelson fez pênalti em Dieguinho. O craque entrou em quadra para cobrar e chegar a 43 gols na história da competição. Mas faltava mais um para se tornar recordista absoluto. E ele aconteceu com 3m09 por jogar. O craque recebeu na entrada da área e venceu Nelson, marcando seu 44º gol, deixando para trás o também brasileiro Manoel Tobias, até então maior artilheiro da competição.

Dino ainda fez mais um para Moçambique. No entanto, Falcão não deixou o adversário fechar o placar. Marcou mais um, selou a vitória por 15 a 3 e escreveu mais um capítulo de sua história no futsal.

Veja a classificação final do grupo D:



Fonte:Globo

Nenhum comentário: