quinta-feira, 18 de agosto de 2016

No Vôlei de Praia Feminino - Walsh/Ross cala torcida e põe fim ao sonho da medalha para Larissa/Talita






Carlos Augusto






Walsh e Ross derrotam Larissa e Talita e conquistam o bronze
na Olimpíada do Rio (Foto: Tony Gentile/Reuters)
Quando a melhor dupla de todos os tempos terminou na Olimpíada de Londres 2012, com a aposentadoria de Misty May-Treanor, Kerri Walsh não queria dar adeus antes de lutar pelo quarto ouro e se tornar a maior vencedora da história. Encontrou a sua parceira justamente do outro lado da rede. Medalhista de prata na capital britânica, April Ross se juntou à sua carrasca para subir um degrau em 2016. Tricampeã olímpica, Walsh nunca havia perdido um jogo sequer nos Jogos Olímpicos e vinha de uma sequência de 21 vitórias até o Brasil. No caminho, por pouco não ficou de fora, devido a uma lesão no ombro direito, em julho do ano passado, mas não desistiu. Se submeteu a uma cirurgia delicada, passou pela corrida olímpica nos Estados Unidos e veio como lenda para as areias de Copacabana. Não deu para se despedir do Rio com a medalha de ouro, porém, o bronze foi muito festejado. Afinal, a vitória desta quarta-feira foi sobre a dupla brasileira que entrou como favorita, formada por Larissa e Talita. 

Larissa e Talita lamentam derrota para Walsh e Ross
no vôlei de praia (Foto: Tony Gentile/Reuters)
Ágatha e Bárbara Seixas brigam pelo ouro diante das alemãs Laura Ludwig e Kira Walkenhorst, logo mais, às 23h59 (de Brasília). Nesta quinta-feira, no mesmo horário, Alison e Bruno Schmidt medem forças com os italianos Nicolai e Lupo na grande final.

As americanas entraram em quadra abaladas pela derrota amarga nas semifinais para Ágatha e Bárbara Seixas, atuais campeãs mundiais, e perderam o primeiro set. No entanto,m se reinventaram e cresceram para vencer a segunda parcial e o tie-break. Na Arena de Vôlei de Praia, Walsh e April Ross calaram a torcida verde e amarela e selaram a vitória por 2 sets a 1, com parciais de 17/21, 21/17 e 15/9. Emocionada, a tricampeã olímpica não segurou ads lágrimas depois de uma grande recuperação em Copacabana.

Quatro anos após o bronze em Londres 2012, Larissa queria outra medalha para a coleção, de preferência de ouro, desta vez, ao lado de Talita. As brasileiras acabaram caindo nas semifinais diante das alemãs Laura Ludwig e Kira Walkenhorst e por pouco não beliscaram um lugar no pódio. Depois de nove anos com Juliana, a história da heptacampeã mundial ganhou novos rumos em 2014, quando optou por desistir da aposentadoria para formar uma dos melhores times da atualidade. Em busca do ouro olímpico nos Jogos Olímpicos, Talita e Larissa uniram forças no fim daquele ano, e a sintonia entre as jogadoras ficou nítida logo nos primeiros torneios.

Walsh e Ross se reinventam após queda nas semifinais e
vencem brasileiras de virada (Foto: Adrees Latif/REUTERS)
Longe das quadras desde dezembro de 2012 para realizar o sonho de ser mãe, Larissa havia jogado a sua partida oficial havia sido no dia 9 de dezembro de 2012, no Open do Rio de Janeiro, quando levou o bronze ao lado de Juliana. A capixaba se afastou pelo desejo de ter um filho, mas nunca escondeu o sonho de voltar na Olimpíada. Após casar-se com Lili, ela realizou um tratamento de fertilização, mas não conseguiu levar uma gravidez até o fim. A proximidade com a Rio 2016 levou Larissa a adiar a maternidade. Com Talita, com quem proximidade com os Jogos, a heptacampeã mundial optou por adiar o sonho pessoal. 

Em Atlanta 1996, quando o vôlei de praia entrou no programa olímpico, o Brasil conseguiu um feito imenso: Jackie Silva e Sandra Pires bateram Mônica Rodrigues e Adriana Samuel. O ouro e a prata foram as primeiras medalhas femininas na Olimpíada na história do país, contando todas as modalidades. Desde então, nesse naipe, as brasileiras bateram na trave. Em Sydney 2000, Adriana Behar e Shelda Bedê perderam na decisão para Nathalie Cook e Kerri Pottharst, da Austrália. De Atenas 2004 a Londres 2012, começou a era Kerri Walsh e Misty May. Foram três ouros olímpicos para os Estados Unidos.

Fonte:Globo

Nenhum comentário: