domingo, 14 de agosto de 2016

Del Potro luta até o fim, mas Murray se torna o 1º tenista bicampeão olímpico




Beat Reusser
Primeiro homem a disputar duas finais olímpicas consecutivas, Andy Murray conseguiu o inédito bicampeonato na chave de simples. O britânico colocou sua segunda medalha de ouro no peito ao vencer uma batalha de 4h02 contra Juan Martin Del Potro, com parciais de 7/5, 4/6, 6/2 e 7/5.

Além dos dois ouros olímpicos, obtidos nos torneios individuais em Londres e no Rio de Janeiro, Murray ainda tem uma prata nas duplas mistas ao lado de Laura Robson há quatro anos. 

Este já é o 39º título da carreira de Murray, sendo o quarto na temporada. Ele ainda acumula uma invencibilidade de 18 partidas, já que venceu os últimos três torneios que disputou: o ATP 500 de Queen's, Wimbledon e os Jogos Olímpicos. O atual número 2 do mundo venceu 29 dos últimos trinta jogos que disputou, perdendo apenas a final de Roland Garros.

Apesar da derrota, Del Potro teve um campeonato impressionante no Rio de Janeiro e saiu ovacionado pelos hermanos. Depois de quatro cirurgias nos punhos, ele chegou a pensar em abandonar a carreira no ano passado. Despencou para o número 141 do ranking mundial e precisou de um convite para disputar a Olimpíada. 

Surpreendendo, ele bateu Novak Djokovic, número 1 do mundo, logo na estreia. Depois, ultrapassou um por um até vencer o espanhol Rafael Nadal nas semifinais. Com a derrota na decisão, volta para casa com uma prata e mais um pódio olímpico na carreira, como já havia feito em Londres 2012, quando foi bronze.

Nenhum comentário: